quarta-feira, outubro 24, 2012

Outubro Rosa.


Estamos no mês de sensibilização para o cancro da mama, um dos mais comuns entre as mulheres.


Os sintomas são vários e diferem de pessoa para pessoa, podem surgir em forma de caroço na mama, os mamilos podem inchar, virar para dentro ou mudar de direcção, entre outros...

O auto-exame é fundamental para detectar um destes sinais, e quando sentir algo fora do normal, deve marcar imediatamente uma consulta com o seu médico!
UM CANCRO QUE É DETECTADO DE INICIO, QUASE NUNCA REPRESENTA UM PERIGO MORTAL.


AUTO EXAME VISUAL

1. Comece por se colocar em frente de um espelho, com os braços ao lado do corpo.Procure alterações.
2. Erga os braços para um lado e para o outro, de modo a observar completamente cada um dos seios.Procure minuciosamente covas e outras alterações.
3. Ponha as mãos atrás da cabeça para assim distender a pele dos seios, e volte-se novamente para um lado e para o outro, em busca de alterações. Inspeccione cuidadosamente a parte inferior dos seios.
4. Finalmente, incline-se para a frente com as mãos a fazer pressão para baixo e sobre as ancas, para assim flectir os músculos do tórax e inspeccionar melhor as partes superiores dos seios.

O QUE PROCURAR
  

Recomendo o site "Cancro da Mama", de onde tirei esta informação,  para conhecerem detalhadamente a doença, sintomas e tratamento. Para tal cliquem AQUI. 



Como já vem sendo hábito, dia 11 de Novembro, pelas 10:30, irá decorrer no Parque das Nações, em Lisboa, mais uma CORRIDA SEMPRE MULHER.
Tem um percurso de 5 km e muito boa disposição ;). Conta também com a presença do embaixador da luta contra o cancro, Tony Carreira.
As inscrições podem ser efectuadas AQUI até dia 31 de Outubro e têm um custo de 11€.
Os fundos revertem a favor da Associação Portuguesa de apoio à mulher com cancro da mama.

Sem comentários:

Enviar um comentário